top of page

Sobre Nós.

A Escola foi fundada em 2016, fruto do movimento solidário intercultural de pessoas que acreditam numa educação consciente que respeita os processos individuais de cada criança, assim como suas qualidades e capacidades. Valorizando-a como um ser único e especial, capaz de conhecer a si mesmo, despertando a vontade de cuidar do meio ambiente onde moram e ajudar a comunidade.

Pedagogia Crearte: About Us
Pedagogia Crearte: Gallery

Proposta pedagógica e curricular.

Proposta pedagógica

A metodologia na qual a Escola CreArte se baseia é a Waldorf de Rudolf Steiner, adaptando-a de forma orgânica e natural à realidade social. Realizamos uma educação consciente, que desenvolva a autoeducação e o desenvolvimento cognitivo, emocional, espiritual e social de cada criança. Elaboramos um plano educativo que contempla os processos evolutivos das crianças, a cultura local, o habitat natural e o uso das artes. Com valores baseados no amor, na justiça, na solidariedade, e na entrega de ferramentas chaves para a autoeducação das crianças, para alcançarem um aprendizado que possam aplicar consigo mesmo, e na sua relação com o entorno, visando melhorar a realidade ao seu redor.



Proposta Curricular

Na Escola CreArte o curriculum faz ênfase no desenvolvimento integral do ser humano com embasamento na Pedagogia Waldorf.

A Instituição concebe Currículo como um processo integral que procura desenvolver as múltiplas capacidades do ser humano. A partir dos avanços da ciência cognitiva (estudo da mente) e da neurociência (estudo do cérebro) ocorrido nas últimas décadas, a inteligência humana passou por significativas mudanças epistemológicas, em consequência, passou da concepção singular para plural.


Segundo a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner (psicólogo cognitivo e professor de Harvard), a concepção de inteligência é muito limitada, geralmente a educação tradicional procura desenvolver basicamente duas: a lógica-matemática e a linguística, sem embargo, o autor investiga que existem nove tipos de inteligências, todas elas muito importantes: linguística, lógico matemática, espacial, musical, interpessoal, intrapessoal, espiritual, corporal, naturalista. Baseada na teoria de Gardner, e em outros autores, o  autor Daniel Goleman (psicólogo, periodista e escritor) difunde o concepto de inteligência emocional, e a importância que tem para o desenvolvimento do ser humano.


Com a neurociência é reconhecido à importância da dimensão emocional para o equilíbrio e integração pessoal, a convivência, a felicidade o bem estar, e para o funcionamento do pensamento e a razão. A inteligência emocional é considerada o motor da pessoa e uma peça indispensável para processos e capacidades humanas tão fundamentais como a reflexão, a tomada de decisões, a atitudes positivas ante a vida, o estabelecimentos de vínculos e relações positivas com outros, o relacionamento com a comunidade, a capacidade de liderar grupos, empresas, etc. Também para o exercício de grandes valores como a liberdade, a responsabilidade e a solidariedade". (Eva Bach Cobacho, licenciada em filosofia e ciências da educação).


​A importância da educação integral do ser humano é enfatizada pela UNESCO( Delors, 1996) no informe sobre educação do século XXI, segundo a comissão internacional que elaborou o informe a educação deve sustentar-se em 4 pilares; " Aprender a ser", " aprender a conviver"," aprender a conhecer", "aprender a Fazer", os dois primeiros pilares representam o novo desafios das escolas, que as vezes por inercia ou por motivos infundamentados não os desenvolvem com as crianças, deixando em evidência a desinformação existente sobre a importância de trabalhar  os quatro pilares, afirma a autora Eva Bach.


​Pelo exposto anteriormente, na Escola CreArte o curriculum faz ênfase no desenvolvimento integral do ser humano e escolhe embasamento na Pedagogia Waldorf para conseguir esse objetivo, pelo profundo conhecimento que entrega do ser humano e pela elaboração de um currículo especial para  desenvolver as capacidades das crianças. Fundamentos que atualmente são  confirmados pela neurociência.


A pedagogia Waldorf acredita que no seu currículo está em essência focada no desenvolvimento integral do ser humano, e por consequência, de caráter curativo e salutogênico (LANZ, 2003).


A composição curricular integra toda a cosmovisão educacional manifesta na fundamentação teórica e contempla a realidade na qual está inserta a Instituição, além de integrar as normativas da Lei vigentes da LDB 9.394/96 e na Res. CNE/CEE – 2/98 e Port. SEC 1677/99.


​A composição curricular do Jardim infantil integra trabalhos manuais, modelagem, cozinha, desenho, aquarelas, reciclagem, jogo livre e dirigido, conto e horta.


A composição curricular do ensino fundamental contempla a Base Nacional Comum que são os conhecimentos que todo cidadão deve ter para compreender e desenvolver-se otimamente na sociedade. Esses são: Ciências Humanas (Geografia, Historia), Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Música, Educação física), Matemáticas, Ciências da Natureza (Botânica, Física, Química).


​A Instituição também contempla uma parte diversificada que integram as áreas identificadas com a realidade local e com os interesses importantes determinados pela comunidade escolar. Esses são: Língua estrangeira e Educação Ambiental: Horta, Reciclagem e Permacultura. Procurando através do trabalho de projetos a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade da composição curricular.

Pedagogia Crearte: What We Do
Pedagogia Crearte: Gallery

Pedagogia Waldorf

A teoria do conhecimento que sustenta a proposta curricular é baseada na Antroposofia, que baseia-se nas ideias cientificas e antropológicas dos clássicos germanos, Goethe e Schiller (Octavi Piulats, 2007). No campo educacional a Antroposofia é aplicada, na comumente denominada, Pedagogia Waldorf. A Pedagogia Waldorf foi idealizada por Rudolf Steiner, austríaco (1861-1925), doutor em filosofia e pedagogo, e se fundamenta numa visão do homem e do mundo, e da relação entre eles; é fruto de um estudo antropológico profundo, e no aspecto pedagógico, dá especial ênfase no desenvolvimento da criança para fundamentar seus alicerces.

Foi em 1919 quando Rudolf Steiner a pedido de um empresário, forma a primeira escola Antroposofica, denominada Waldorf devido ao nome da empresa. Foi ali que consegue aplicar a Antroposofia na pedagogia. A primeira escola Waldorf fundada no Brasil em 1955 foi na cidade de São Paulo. Atualmente, há registro de oitenta e seis escolas no território nacional, contando com 2.450 professores Waldorf e 750 professores em formação. Ao todo são 8.480 alunos, divididos entre o ensino infantil com 3.000 alunos, no ensino fundamental 4.680 e no ensino médio 580. Atendendo alunos com necessidades especiais são 220 alunos. (FEWB, 2010).Segundo Jane Assunção a metodologia Waldorf tem o seu cerne no estudo profundo do ser humano e de seu desenvolvimento, e de acordo com seus pressupostos, desenvolveu uma forma de educar baseada na individualidade da criança que sugere respeito, cuidado e ao mesmo tempo, propiciando oportunidade para que esta criança se desenvolva em todos os aspectos humanos possíveis. Para isto, o método utiliza de vários recursos que percorrem aspectos múltiplos, como artísticos, afetivos, sociais, de motricidade, etc. Sabendo-se da importância destes âmbitos no desenvolvimento da criança como um todo e na construção do seu aprendizado, a autora afirma que estes recursos podem ser utilizados em crianças que não estudam em escolas Waldorf, e que tendo problemas de aprendizagem, se beneficiem terapeuticamente utilizando dos recursos desta metodologia.

A metodologia Waldorf é aprovada e apoiada pela UNESCO e pelo Ministério de Educação do Brasil. Faz um aporte fundamental na pedagogia, principalmente em seus estudos do ser humano, respondendo perguntas como as seguintes: Como se desenvolvem as crianças? Qual é o melhor jeito de educa-las, como o estudante aprende?, Que precisam as crianças em cada idade?


​Para Steiner o conhecimento se constrói segundo a etapa de desenvolvimento em que a criança se encontre. Rubens Salles escrive o seguinte:
​No primeiro setênio a “porta de entrada” para a educação é a força do querer da criança, seu agir. O aprendizado acontece basicamente por imitação.
No segundo setênio, esta entrada se faz através da força do sentir, nesta fase o aprendizado ocorre a partir da vivência dos conteúdos e o relacionamento afetivo com eles.
No terceiro setênio e na idade adulta, a porta da entrada para a educação é o pensar. O conhecimento é construído a raiz do pensar. O jovem quer saber realmente o que o professor conhece de cada assunto e quer conquistar o mundo das ideias.
O autor nos apresenta a visão trimembrada do ser humano, o querer- sentir e pensar que é trabalhada progressivamente em cada criança. Os três sistemas são configurados individualmente e permeiam as atividades anímicas do pensar (cabeça), sentir (coração), querer (corpo), que interagem entre si. De acordo com Steiner (2007) o equilíbrio no desenvolvimento destas três atividades vai trazer as bases para uma formação sadia e equilibrada do ser humano, favorecendo o desenvolvimento da vida intelectual, afetiva, social e profissional da criança em desenvolvimento. (MARASCA, 2009).

Pedagogia Crearte: What We Do

Objetivos da Educação infantil:

I-Constatar o comportamento inadequado trabalhando com a causa e não com os sintomas apresentados na criança;
II–desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades;
III–descobrir e conhecer progressivamente em seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar;
IV - estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
V – estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
VI - observar e explorar o ambiente com curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
VII - expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
VIII - utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita), ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação;
IX-conhecer manifestações culturais dando ênfases no rural.
X - melhorar o desempenho funcional dos pais trabalhadores, em consequência do adequado atendimento a seus filhos;
XI - capacitar os profissionais em decorrência de sua participação em programas de formação permanente;
XII - melhorar conhecimentos, pela comunidade, das necessidades da criança nessa faixa etária e melhoria constante das praticas de atendimento infantil;
XIII - estabelecer segurança nas crianças a partir de hábitos, rotinas e limites claros;
XIIII - utilizar a música e o movimento como base da sua aprendizagem;
XV - brindar amor e espaços cálidos para o normal desenvolvimento das crianças;
XVI - realizar atividades e vivencias aonde desenvolvam sua necessidade de agir.
XVII - realizar atividades para conhecer, valorizar e preservar a biodiversidade marinha e da mata atlântica.


Pedagogia Crearte: Text

Objetivos do Ensino Fundamental:

I - Constatar o comportamento inadequado, trabalhando com a causa e não sintomas apresentados na criança;
II-buscar o desenvolvimento integral das crianças;
III-entregar ferramentas para desenvolver a liberdade espiritual;
IV-mostrar através do exemplo do professor (a) o comportamento adequado;
V-utilizar as imagens e as palavras para trabalhar arquétipos sociais;
VI-desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades;
VII - estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
VIII - utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita), ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação;
IX- conhecer manifestações culturais baianas dando ênfase no rural;
X - melhorar o desempenho funcional dos pais trabalhadores, em consequência do adequado atendimento a seus filhos;
XI - capacitar os profissionais, em decorrência de sua participação em programas de formação permanente;
XII - melhorar conhecimentos, pela comunidade, das necessidades da criança nessa faixa etária e melhoria constante das práticas de atendimento;
XII - estabelecer segurança nas crianças a partir de hábitos, rotinas e limites claros;
XIIII - brindar amor e espaços cálidos para o normal desenvolvimento das crianças;
XV - orientar os comportamentos rebeldes com autoridade e com a observação da beleza do mundo;
XVI - realizar atividades para conhecer, valorizar e preservar a biodiversidade marítima e da mata atlântica;
XVII - conhecer, valorizar e praticar o saber fazer de tudo o básico que precisa o ser humano para viver.

Pedagogia Crearte: Text
aulas.jpg

Organização Escolar

A Instituição ministra a Educação Infantil e Fundamental II. O objetivo da Instituição é progressivamente, cada ano, aumentar um ano do ensino fundamental.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8.30 AM horas as 12.30 PM horas.


No período vespertino oferecemos aulas extracurriculares.

Pedagogia Crearte: Welcome
Screen Shot 2016-08-26 at 8.14.04 AM.png

Sistema de Avaliação

Consideramos a avaliação um processo diagnóstico, formativo, dialógico e participativo de acompanhamento do desenvolvimento e crescimento do aluno, na busca do equilíbrio harmonioso entre o querer, sentir e pensar.


É um processo pedagógico pelo qual se verifica continuamente o progresso da aprendizagem, o desenvolvimento global do aluno, o movimento da criança em direção à sua capacitação e autonomia, ao seu próprio destino e à conquista de liberdade.


​As Escolas Waldorf entendem a sistemática de avaliação como um processo contínuo, dinâmico e cumulativo do desempenho do aluno, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Os aspectos qualitativos referem-se à articulação de conteúdos relevantes com as habilidades e atitudes requeridas para o desenvolvimento, pois, no contexto da sociedade contemporânea, não basta o volume ou a qualidade de conhecimentos. É necessário que os alunos saibam utilizá-lós na solução de problemas, na criação de alternativas, na participação em vida de comunidade, na compreensão e reflexão produtiva sobre a realidade, ou seja, no seu pensar, no seu sentir e no seu agir. Acompanhando todos os momentos do ensino-aprendizagem, a avaliação permite que se obtenham informações sobre os progressos e dificuldades dos alunos, adquirindo assim sua verdadeira importância no relacionamento efetivo entre professor-aluno.


Para o professor, a avaliação deve subsidiá-lo com elementos para uma reflexão continua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou em grupo.


Para o aluno, a avaliação é o instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para a reorganização de sua ação na tarefa de aprender e atuar.

Para a escola, a avaliação possibilita a definição de prioridades e permite localizar quais aspectos educacionais demandam maior apoio, como a formação de professores, suprimentos de materiais, instalações, etc.


​Também para os pais a avaliação tem grande significado: conscientizá-los continuamente a respeito do desenvolvimento de seus filhos, com o objetivo de obter maior participação e colaboração no processo educativo e formativo do estudante.




Pedagogia Crearte: Who We Are
bottom of page